+55 31 3263-1100 Rua Tomé de Souza, 845, 2º andar, Funcionários, Belo Horizonte - MG

7 Dicas de como escolher um software de Gestão da Arborização Urbana

Ao compramos um produto ou contratamos um serviço, há alguns itens que devemos levar em consideração para assim chegarmos na melhor escolha. O que não é diferente ao avaliarmos um software de gestão da arborização urbana. Existem algumas características e funcionalidades essenciais que não podem faltar em um bom software para essa finalidade.
 

Confira abaixo as 7 principais dicas para escolher o seu software de gestão da arborização urbana:

 

1) Flexibilidade

O mercado está cheio de soluções engessadas, mas a área de arborização urbana é muito vasta e diversificada, fazendo deste ponto um grande problema. O software deve possuir a flexibilidade para adicionar campos de acordo com as informações necessárias para seus serviços (exemplos: espécie, tipo de poda de árvore necessária, localização) e fornecer relatórios de modo a se adaptar à realidade da sua empresa.
 

2) Utilização de Nuvem

Um software baseado na web permite que os usuários possam utilizá-lo em qualquer momento, facilitando o acesso às informações independentemente do local em que estejam. Além disso, sistemas 100% online eliminam o risco de perda de dados por uma falha mecânica. Outro ponto positivo é que as evoluções e atualizações do trabalho de suas equipes são automaticamente realizadas e disponibilizadas sem pagar nada a mais por isso e sem perder tempo com instalação de atualizações.
 

3) Suporte Inteligente

Durante o uso de um software é normal surgirem dúvidas, uma vez que sua equipe necessitará de um certo tempo até estar completamente familiarizada com a aplicação. Neste momento, o suporte precisa estar disponível para lhes auxiliar. É por essa razão que você precisa optar por um software que ofereça um suporte inteligente, que otimize seu tempo com respostas rápidas às dúvidas mais frequentes, seja por telefone, e-mail ou chat.
 

4) Gestão Eficiente

Do cadastro das informações das árvores e sua representação espacial até a análise dos relatórios de levantamento e inventário de árvores, o software de gestão de arborização urbana deve estar preparado para fornecer dados e informações consolidadas em tempo real, a fim de melhorar a visão sobre o andamento dos seus trabalhos realizados como um todo.
 

5) Utilização de Geoprocessamento

A utilização de técnicas de geoprocessamento neste tipo de software é indispensável, já que assim torna-se possível não só gerir mapas, como também utilizar inúmeras ferramentas para pensar e planejar virtualmente as ações a serem tomadas no mundo real. É este planejamento que ajudará a diminuir custos de manutenção e tornar mais eficiente a gestão da arborização urbana em todas as suas etapas (desde o plano de arborização urbana até a gestão e manutenção das árvores).
 

6) Integração com Módulo Mobile

Além de todas as funcionalidades disponíveis na aplicação Web, também é importante que o software possua integração com um módulo de cadastro e atualização das informações das árvores via dispositivo móvel. Só assim será possível enviar suas equipes à campo, de modo a realizar um levantamento preciso de todas as informações necessárias, a fim de garantir um projeto de arborização mais correto e preciso.
 

7) Gestão de Equipes

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a necessidade de funcionalidades que auxiliam na gestão do trabalho em campo. Com isto sua empresa passará a ter maior controle não só sobre sua equipe, como também sobre as atividades e gastos com empresas terceirizadas (prestadoras de serviços de poda de árvores). Isto resultará no aumento da produtividade, sem contar com a economia gerada no controle dos serviços.
 
A partir do entendimento da importância da avaliação de um software de gestão da arborização urbana, sua empresa só terá a ganhar com os benefícios em eficiência e produtividade com o uso dessa ferramenta, uma vez que será possível controlar e diminuir consideravelmente os gastos do negócio de arborização urbana.

 

Redação: Viviane Coelho – Analista de Requisitos Digicade

Revisão: Fábio Batista – Web Designer Digicade

 


 

Conheça um sistema georreferenciado para a gestão da arborização urbana:

geosite arborização urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *