+55 31 3263-1100 Rua Sergipe, 1440 - Sala 07-111, 7º andar, Savassi, Belo Horizonte / MG

4 benefícios de um sistema de gestão de poda de árvores

gestão de podas

Todos sabem que realizar a poda de uma árvore não é uma tarefa simples. É necessário levar em consideração diversos fatores como a espécie, a época/estação do ano e a idade da árvore, além de toda a técnica para avaliar a condição da árvore a ser podada e de fato realizar uma boa poda.

Porém, imagine ter que realizar a poda das árvores de uma região inteira? Imagine uma área como o distrito de uma grande cidade com 4.000 árvores, com variadas espécies, cada qual com a sua especificidade? Esse é o desafio de prefeituras, empresas de energia elétrica, empresas de saneamento básico, entre muitas outras, que precisam ter o conhecimento de como essas árvores se interagem com outros elementos urbanos como postes, fiações, muros, placas de trânsito, calçadas, etc.

Para gerenciar e manejar com sucesso a poda das árvores de uma região é necessário fazer um inventário de todas as espécies, com as suas especificidade e localização e, a partir daí, conduzir a operação de poda.

Mesmo com todas as informações das árvores em mãos, para uma operação otimizada do manejo das árvores é fundamental utilizar um sistema digital capaz de reunir toda essa informação coletada em um só lugar, que possibilite a visualização de todas as árvores em um mapa, de uma forma fácil e intuitiva.

O Geosite® Gestão de Podas é um software produzido pela Digicade Tecnologia para o cadastro, mapeamento e gerenciamento das árvores e da operação de podas. Uma solução disponível em nuvem, construída a partir do mapa mais completo e intituitivo do mundo, o Google Maps, podendo ser acessada de qualquer dispositivo, em qualquer hora e em qualquer lugar.

A gestão inteligente das árvores traz inúmeros benefícios, conheça alguns deles:

 

1. Gerencie melhor a sua operação de poda e cadastro.

Com um sistema online de gestão de árvores é possível otimizar a sua operação de campo ou mesmo a sua parceira terceirizada monitorando as atividades de cadastro e podas em tempo real, realizando a auditoria de campo na medida em que ele acontece.

  • Elimine idas desnecessárias a campo;
  • Controle a quantidade e os tipos de árvores podadas;
  • Certifique-se de que a poda foi realmente realizada;
  • Controle os gastos com a operação e reduza custos.

 

2. Tenha o panorama completo de sua área de atuação

Com um sistema unificado e centralizado é possível gerenciar um inventário com milhares de árvores cadastradas, todas com os seus atributos e características específicas, com foto e localização exata a partir de coordenadas geográficas. A partir dessas informações, é possível visualizá-las todas no mapa e traçar o panorama completo de todas elas.

cadastro de árvores

 

Além disso, o sistema permite que o cadastro se mantenha vivo e ativo já que cada árvore cadastrada possui o seu histórico com dados de podas realizadas, cálculo da próxima poda, fotos históricas para acompanhamento, etc.

 

3. Analise e trace planos de manejo e poda.

A partir de uma rica base de dados e informações sobre a área de atuação, é possível utilizar ferramentas de análise para traçar planos de manejo ambiental e responder rapidamente a situações de emergência.

 

planos de poda

 

Na imagem de exemplo acima há um mapa de calor da incidência de árvores de uma determinada espécie que requer cuidados especiais por serem mais sujeitas a pragas. Ao saber onde essas árvores se encontram e onde são mais predominantes, o processo de traçar planos de contenção e alocar equipes de campo para solucionar problemas se torna muito mais eficiente e inteligente.

Além disso, com as ferramentas de análise é possível:

  • Reduzir gastos com podas e intervenções emergenciais;
  • Reduzir tempo de reação em situações de emergências;
  • Programar auditorias e podas de acordo com a incidência e espécies;
  • Atender rapidamente a aspectos de legislação ambiental e demandas civis.

 

4. Ganhe em transparência e em conformidade ambiental.

O manejo de árvores e gestão de podas é uma grande responsabilidade perante as leis, órgãos ambientais e também perante a própria sociedade, que possui diversas demandas. Com o sistema de gerenciamento de inventário e podas a organização está em posse de toda a informação em tempo real e pode disponibilizá-la até mesmo a partir de um portal de consulta pública.

Esses mecanismos de transparência e conformidade reforçam a imagem da empresa como socialmente responsável e em dia com as suas obrigações legais.

Com um sistema de cadastro, mapeamento e gerenciamento do inventário de árvores e gestão de podas como o Geosite® Gestão de Podas a tarefa de gerenciar uma área com uma grande quantidade de árvores se torna muito mais eficiente e com custos muito menores. Se você quiser conhecer o sistema, entre em contato conosco e agende uma demonstração online.

 

banner arborização urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *