fbpx
+55 31 3263-1100 Rua Sergipe, 1440 - Sala 07-111, 7º andar, Savassi, Belo Horizonte / MG

5 oportunidades para os provedores de internet no cenário pós-pandemia

5 oportunidades para os provedores de internet no cenário pós-pandemia

Para conter a disseminação do novo coronavírus, tivemos que nos adaptar a uma nova rotina: trabalho remoto, aulas on-line e encontros virtuais com amigos e família se tornaram cada vez mais frequentes.

Esse novo modelo onde as conexões virtuais se fazem cada vez mais necessárias, fez com que as pessoas precisassem de internet com mais qualidade para atender suas necessidades diárias, nos mostrando o impacto da transformação digital na vida de todos.

Crescimento exponencial

O fato de uma boa parcela da população brasileira estar trabalhando em regime Home Office e crianças e universitários fazendo aula EAD, fez com que mais integrantes da família estivessem reunidos ao mesmo tempo em casa, necessitando utilizar uma internet de qualidade para conseguirem manter suas rotinas.

O Brasil apresentou um aumento de 43% nas contratações de banda larga durante o primeiro semestre de 2020, segundo dados da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações).

Os provedores regionais foram os grandes responsáveis por esse aumento, uma vez que 90% deles já oferecem internet fibra óptica com alta capacidade e qualidade.

Além disso, segundo dados divulgados pela ANATEL em julho de 2020, os provedores regionais oferecem as melhores conexões, registrando um aumento de demanda em até 144 %, o que representa mais de 3,5 milhões de novos acessos à banda larga.

Possibilidades para o setor de telecomunicações

Os impactos causados pela pandemia no modo de vida e consumo da sociedade serão duradouros, fazendo com que todos mantenham os novos hábitos por muito tempo.

Isso significa que o setor de telecomunicações, principalmente os provedores de internet, ainda possui muitas oportunidades de crescimento.

Confira 5 oportunidades de crescimento para provedores regionais de internet no cenário pós-pandemia:

1. Transformação digital

Pessoas e empresas que antes relutavam contra o uso das novas tecnologias se adaptaram e utilizam cada vez mais a internet, o que possibilita uma expansão cada vez maior da rede e novos contratos para os provedores.

2. Atendimento ágil e personalizado

Oferecer e manter um atendimento humanizado, ágil e de qualidade aos clientes é um dos pontos mais fortes dos provedores regionais, uma vez que as grandes operadoras podem ter mais dificuldade de desenvolver esse tipo de serviço.

O atendimento demorado é uma das principais reclamações dos clientes. Focar nesse ponto e oferecer melhorias e um relacionamento personalizado e próximo, será o grande diferencial para reter clientes na base.

Você sabia?

68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento, revela estudo realizado pela Neoassist.

3. Home Office e aulas on-line

O novo modelo de trabalho e estudo ainda será frequente. Com a continuação dessas demandas, além da banda larga os provedores podem focar em outros serviços e diferenciais como: maior taxa de upload, link dedicado, VPN, banco de dados em nuvem, entre outros.

4. Serviços de Valor Agregado

Com a pandemia, o consumo das plataformas de streaming cresceu e a população descobriu novas formas de entretenimento.

Oferecer SVA’s que agregam valor ao plano de internet se tornou um grande diferencial.  Aplicativos de filmes, músicas, esportes, atividades físicas, cursos e até mesmo consultas médicas on-line estão disponíveis para os provedores e seus clientes.

5. Inovações

A população está cada vez mais atenta as novidades e novas tecnologias. Oferecer soluções de conectividade como roteadores modernos, tecnologia mesh, internet ilimitada, suporte especializado são excelentes opções para se destacar perante os concorrentes.

O cenário pós-pandemia continua promissor para todos os provedores de internet, por isso se manter atualizado e investir em melhorias constantes é a chave para crescer o seu negócio.

Com todas essas oportunidades de crescimento, é necessário utilizar todos os seus recursos de rede de forma assertiva, mapear as oportunidades de novos clientes, planejar a expansão de sua rede, além do básico: ter toda sua rede e elementos documentados para uma melhor gestão. Mas, para facilitar seu trabalho, um softwate de gestão de rede de fibra óptica será seu aliado. Conheça nossa solução Geosite telecom.