+55 31 3263-1100 Rua Sergipe, 1440 - Sala 07-111, 7º andar, Savassi, Belo Horizonte / MG

Provedores de internet e o 5g: entenda os desafios e oportunidades da nova tecnologia

PROVEDORES DE INTERNET E O 5G, ENTENDA OS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA NOVA TECNOLOGIA

A internet 5G é uma realidade e está cada vez mais próxima de ser difundida no Brasil. Mas, enquanto o leilão da Anatel não acontece, surge uma oportunidade para analisar e entender quais as vantagens desse novo tipo de conexão. Além, de levantar discussões sobre como a nova tecnologia impactará o mercado de provedores de internet.

A tecnologia 5G

A mais nova geração de internet móvel, o 5G utiliza um espectro de rádio menor.

Apesar de ser necessário um número maior de antenas, ele permitirá que vários aparelhos fiquem conectados ao mesmo tempo, sem perder qualidade, além de fornecer alta velocidade de download, upload e mais estabilidade de conexão.

Você sabia?

Mesmo que o 5G seja uma tecnologia de internet móvel, ele promete uma conexão excelente que pode, no futuro, substituir as conexões via cabo ou fibra óptica.

Novas oportunidades que o 5G oferece

Pequenos provedores que estão investindo no cabeamento de fibra óptica já possuem uma grande vantagem na implantação do 5G, por isso, entenda de perto as oportunidades geradas pela nova tecnologia de internet móvel.

A fibra óptica

A primeira grande vantagem do 5G é que ele possibilita uma redução no uso de cabeamentos, afinal, os cabos podem ser substituídos por equipamentos sem fio, que serão utilizados como roteadores wi-fi para conectarem o público final.

Outro benefício é que os provedores que possuem uma rede bem distribuída e estruturada de fibra óptica, podem fazer o backhaul de 5G e otimizar a sua cobertura.

Conectividade no campo

Cidades pequenas e áreas rurais podem ser um nicho em expansão.

A excelente qualidade de conexão facilidade de implantação, se tornam um grande diferencial, uma vez que necessita de menores esforços com o cabeamento, podendo ser facilitadores para a expansão do 5G em áreas rurais.

Aplicação de Small Cells e antenas fixas

O menor espectro de rádio utilizado pelo 5G permite o uso de antenas fixas de wireless menores, que podem ser colocadas no topo de prédios e até mesmo residências.

Essas antenas se comunicam com as Small Cells, aparelhos de conectividade sem fio que são mais baratos e eficientes em relação ao tradicional cabeamento. Além, de serem mais fáceis de instalar e manter a manutenção em dia.

Os desafios da implantação

Manter expectativas realistas é a chave para a implantação saudável do 5G, afinal, o sinal não estará disponível em todas as regiões brasileiras assim que for lançado.

Um detalhe que pode atrasar a expansão do sinal é a necessidade de utilizar equipamentos que sejam capazes de acessar a rede 5G, ou seja, os usuários precisam de smartphones compatíveis. Porém, no Brasil, ainda temos poucas opções disponíveis, além de apresentarem o custo muito alto.

Outro detalhe que pode prejudicar a distribuição do 5G são as informações falsas sobre o assunto. Notícias que falam sobre prejuízos a saúde das pessoas e animais, mesmo sendo comprovadamente falsas, elas ainda afetam a percepção do público.

Atualmente, o 5G pode ser uma grande oportunidade de expansão para os pequenos provedores, afinal eles estão mais próximos dos clientes e muitos já possuem estrutura de fibra óptica compatível para a nova tecnologia.

Quer manter seu provedor preparado para o futuro?

Tenha como aliado um sistema completo para gestão e documentação de rede FTTH. Conheça mais sobre o Geosite Telecom, nossa solução para provedores ISP.