+55 31 3263-1100 Rua Sergipe, 1440 - Sala 07-111, 7º andar, Savassi, Belo Horizonte / MG

Redes de Fibra Óptica na atualidade

Os provedores de banda larga não estão sendo afetados pela crise econômica brasileira. O segmento é responsável por levar a fibra óptica para mais de 2 milhões de casas no país, o que responde por 47% do total, segundo números divulgados pela Anatel.

E a perpectiva é de que o segmento consiga crescer ainda mais fornecendo internet para as pessoas. Os números da Anatel informam ainda que das 30,5 milhões de residências com conexões de alta velocidade, apenas 4,4 milhões contam com a tecnologia de fibra óptica.

Mas como este serviço funciona e quais os diferenciais de mercado? É o que veremos na sequência deste post. Boa leitura!

O que é fibra óptica?

A necessidade de uma comunicação mais ágil e que aperfeiçoasse a interatividade entre as pessoas deu vida ao sistema estruturado por internet banda larga.

Os cabos de fibra óptica são compostos por um filamento de vidro transparente e sua espessura é similar a de um fio de cabelo, cuja estrutura potencializa a conectividade em plataformas digitais. Este material é formado ainda por outras substâncias que fazem com que os raios sejam refletidos internamente, reduzindo as chances de perdas de transimissão de dados.

Inicialmente, a proposta era que estes sistemas fossem usados na área da medicina. Entretanto, em meados da década de 60 o físico chinês Charles Kao descobriu que os cabos de fibra óptica poderiam ser mais finos e adequados para serem mais rápidos na transmissão de informação.

Quais são as características da fibra óptica?

O material se caracteriza pelo seu alto padrão de qualidade. No padrão Ethernet, o mais comum desta modalidade, é possível se beneficiar com cabeamento capaz de obter bons resultados em grandes distâncias.

Outra característica é o formato de instalação acessível e padronizado para edificações comerciais, Data Centers e residências. Os cabos conseguem ser acoplados em qualquer infraestrutura como conduites e outros dispositivos, tal como um cabo coaxial comum.

Quais os tipos de fibra óptica?

A classificação básica deste material se divide em Monomodo e Multimodo que tem aspectos que os diferem. Confiram quais são:

Fibras Monomodo

Elas são mais ajustadas para instações em grandes distâncias e seus conectores precisam ser de alta precisão. Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um caminho para propagar, o que faz com que ela seja ideal para estruturas com banda larga superior e com menor disperção do sinal.

Fibras Multimodo

O diâmetro dos cabos são maiores neste formato, fazendo com que a luz se espalhe de diversas formas. É uma estrutura adequada para instalações de curtas distâncias, principalmente porque a conectividade se espalha com maior facilidade.

Cabos Drops

É uma estrutura de cabeamento que contem de uma a doze fibras e que são indicados para instalações aéreas, viabilizando a interligação de cabos externos, até aqueles acoplados internamente em estruturas prediais.

Mas qual destes formatos devo aderir? Todos têm suas vantagens e particularidades. Neste sentido, o mais indicado é avaliar qual perfil é mais adequado para as suas necessidades. Esta análise prévia é essencial para fazer a melhor escolha, não incorrendo em desperdício de tempo e custo para sua empresa.

Quais as vantagens da fibra óptica?

Este sistema proporciona muitos benefícios do seu negócio, otimizando as atividades do dia a dia. Confiram alguns deles:

Maior velocidade de transmissão

A condução por feixes de luz permite que o sinal de internet chegue até sua casa com maior rapidez. Neste contexto, você terá mais velocidade para navegar na rede e baixar arquivos.  Além disso, ela possibilita transferir dados de voz e imagens com mais dinamismo.

A velocidade por fibra pode chegar a 100 Gb/s, o que significa dizer que mesmo em horários de pico, onde demanda por conexão é alta, você não será prejudicado em função de queda de velocidade.

Custo-benefício que compensa

Ao pesquisar os valores dos pacotes de serviços para instalação de fibra óptica, você observará que eles podem gerar mais custos iniciais para adesão.

Entretanto, o sistema desta modalidade tem a vantagem de oferecer maior durabilidade. Além disso, você pode conectar vários dispositivos como smartphones, smartTVs, tablets, notebooks, e qualquer outro dispositivo tecnológico, sem prejuízos na performance da sua internet.

Mais segurança

Além de velocidade, as conexões por fibra óptica oferecem mais proteção. Em um formato convencional sua rede corre mais riscos de ficar exposta a ação de crackers e pessoas de má índole que se beneficiam com informações de outros.

Com a fibra óptica só é possível esse tipo de ação cortando os fios, o que torna ação mais complexa para os criminosos.

Imunidade a interferências eletromagnéticas

Os cabos convencionais são mais suscetíveis a interferências eletromagnéticas, que muitas vezes são provocadas por fatores diversos. Os sinais de fibra óptica não são impactados dessa maneira, pois os sinais são transmitidos através da luz em um formato dielétrico (vidro).

Fácil instalação

As instalações de banda larga normalmente são feitas em estruturas mais largas, em função da espessura do cabeamento que, geralmente, são mais rígidos e largos.

Já os cabos de fibra óptica são mais finos, o que tornam sua instalação mais fácil, facilitando o acesso ao serviço.

Conclusão

As estruturas em fibra óptica são adequadas para proporcionar uma conexão segura e de alto desempenho.

Elas são indicadas a você que é um empreendedor ou projetista e precisa de uma rede que impacte positivamente no rendimento das atividades da sua empresa, buscando a satisfação dos seus clientes.

Porém, o investimento é válido também para pessoa física que visa garantir mais conforto, segurança e eficiência no acesso a internet.

Mas como gerenciar esta infraestrutura, Já que envolve muitos elementos e mão de obra. A Geosite Telecom é uma solução importante para gestão de toda a infraestrutura de redes de fibra óptica, com ela é possível otimizar projetos e reduzir custos.

O sistema também permite o registro e visualização da rede pela internet e por dispositivos mobile, possibilitando consultar e analisar indicadores que norteiam tomadas decisão, no que diz respeito a manutenção e expansão da rede.

A Digicade, empresa que desenvolveu o Geosite telecom, possui sólida expertise neste segmento e conta com profissionais altamente capacitados para oferecer as melhores soluções em geoprocessamento.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então clique aqui e preencha o nosso formulário para receber mais informações sobre o trabalho que realizamos no mercado.

Mas se você quer ficar antenado nas notícias e receber mais conteúdos sobre o assunto deixe seu contato abaixo.