O mercado é desafiador para os provedores de internet ou internet service providers (ISPs) como são chamados. De um lado, há a concorrência de grandes empresas e o investimento significativo para iniciar ou expandir a atuação para determinada área.
De outro lado, há grandes oportunidades de crescimento para os provedores de pequeno e médio porte, mas que exigem estratégias de diferenciação para competir com as empresas maiores e já estabelecidas no mercado, de modo a conquistar os clientes que elas não conseguem atingir ou atender suas necessidades de maneira mais personalizada e eficaz.
Além disso, seja iniciante ou não, a gestão de provedor de internet requer uma série de etapas e processos cruciais no dia a dia como planejamento do projeto, documentação da rede de fibra óptica, estudo de campo e viabilidade, manutenção, expansão, etc.
Sendo assim, como se nortear para tomar as decisões mais lucrativas e com melhor aproveitamento dos recursos, por vezes até escassos ou limitados? Parece uma tarefa difícil fazer uma boa gestão de provedor de internet e do seu projeto de fibra óptica, confira as dicas de quem é especialista e saiba como ter a melhor gestão possível.
Como ser o melhor provedor de internet?
Sem dúvida, ser o melhor provedor de internet não é algo que se conquista do dia para a noite, ou com apenas uma atitude. Ser um provedor de excelência requer trabalho, dedicação, e sobretudo, estratégias e decisões corretas, dia após dia.
Também não se trata, necessariamente, de quem investe mais, mas de quem sabe aplicar seus recursos da melhor maneira possível, fazendo escolhas embasadas em dados e informações precisas em vez do mero achismo, opinião ou sentimento.
Contudo, o mercado é agressivo e exige estudo diário, pesquisas com informações concretas e direcionamento certeiro. E ter a ferramenta certa em mãos é como ter uma bússola para nortear o caminho e evitar erros.
No mundo dos negócios, é necessário saber como se orientar, ir para chegar onde deseja e, então, ir cada vez mais longe. E claro, não se esqueça de quem é o centro e razão de tudo: o seu cliente! Ele precisa ser ouvido, compreendido e atendido.
5 dicas para estruturar melhor a gestão de provedores de internet
Temos 5 dicas práticas de quem entende do assunto e é especializado em gestão de provedores de internet. Se você aplicar estas dicas no dia a dia, certamente sua gestão de rede FTTH e empresarial será muito melhor e inteligente, trazendo melhores resultados.
No final, também teremos uma solução bônus que vai facilitar ainda mais o seu gerenciamento e ajudar a pôr em prática essas dicas, então leia a seguir, anote os pontos e não perca nada.
1. Adote a documentação de rede no digital
O analógico tem seu lugar e pode não ter deixado completamente de existir, mas isso não significa que a sua documentação de rede precisa ficar no papel ou ser registrada de qualquer jeito. Aliás, muito pelo contrário, já que isso implica em diversos riscos e problemas, como já falamos em outro post do blog sobre documentação de rede.
Todavia, a documentação é uma etapa essencial para o sucesso do projeto de fibra óptica e que muitas vezes é negligenciada ou feita de qualquer forma. Isso acarreta problemas para expansões futuras e impede o crescimento do provedor de internet.
Prova disso, é que é muito comum grandes empresas “voltarem atrás” para documentar devidamente a sua rede assim que possível, especialmente quando há investidores interessados em comprá-las, já que a documentação digital é indispensável para aquisições no mercado.
Então, se atualmente não utiliza um software de documentação de rede de fibra óptica, você precisa rever seus conceitos e parar de correr grandes riscos, como o “telefone sem fio” interno que impede o compartilhamento correto das informações. Com a digitalização da documentação de rede, você ganha vantagens como:
- visão ampla que facilita a expansão futura do projeto de fibra óptica;
- acompanhamento do projeto FTTH pela equipe a partir do compartilhamento seguro, preciso e controlado das informações;
- base para estudo de campo, viabilidade e demanda, bem como melhor previsão dos recursos necessários para a instalação, como estimativa da metragem de cabos, a reserva de porta na caixa, por exemplo, entre outras funcionalidades.
2. Tenha uma boa gestão de ativos e passivos
Os ativos e passivos de um provedor de internet são os seus componentes de rede, sejam eles diretamente transmissores ou conversores diretos (ativos) ou indiretos (passivos). Ter uma forma de gerenciá-los é de suma importância.
Como se trata de uma vasta quantidade de cabos, equipamentos e tecnologias necessários para a devida prestação de serviços, gerenciá-los pode se tornar uma grande dor de cabeça. Sem um software para isso, a sua gestão pode ficar embolada e comprometer a qualidade dos seus serviços.
Portanto, não basta ter um ótimo atendimento ao cliente, se não conseguir organizar a casa e monitorar tudo o que tem nela. Para ser o melhor provedor de internet, cada detalhe conta, por isso recomendamos que tenha a solução digital ideal para gerenciar adequadamente seus ativos e passivos, assim como outras funcionalidades.
3. Resolva problemas de conexão do seu cliente com rapidez
Mesmo para o melhor provedor de internet, manutenções, imprevistos e danos são inevitáveis, é claro. Mas o que muda e atribui excelência ao seu provedor em relação à concorrência é a agilidade com que detecta problema e o repara e, sobretudo, a proatividade.
Isto é, a capacidade de prever o problema antes que ele aconteça e resolvê-lo antes mesmo dele prejudicar seu serviço ao cliente ou receber reclamações e suas consequências que podem ser tão prejudiciais ao seu negócio. E como fazer isso?
Contudo, com software de gestão de provedores de internet é possível atuar de modo preventivo com a Análise OTDR (Optical Time Domain Reflectometer), tecnologia que envia um pulso de luz em uma das pontas do cabo de fibra óptica e mostra no monitor em tempo real se há alguma atenuação ou perda de pulso de luz.
Com a Análise OTDR atrelada ao software que possui inteligência geográfica e geoprocessamento, é possível saber se há alguma anomalia nos cabos e o local exato do problema para enviar o técnico a campo com maior agilidade e precisão.
4. Acompanhe os indicadores de desempenho do provedor
Fica difícil saber onde está acertando ou errando se estiver de “olhos vendados” para o seu negócio, sem informações ou qualquer norte para análises e tomada de decisão. Os relatórios e dados são fontes relevantes e confiáveis, não deixe de acompanhá-los.
Por isso, outra dica importante para ser o melhor provedor de internet é contar com tecnologia especializada para fornecer indicadores de desempenho do projeto e da sua estrutura em tempo real, bastando olhar a tela do computador, celular ou tablet.
5. Fique de olho na concorrência e no mercado
Essa dica é sempre válida para qualquer negócio e, claro, tratando-se do mercado de provedor de internet ou FTTH (Fiber To The Home) em especial, é fundamental estar atento à concorrência para acompanhar o mercado, as novidades, identificar oportunidades, ameaças e pontos para aprimorar o seu provedor.
Sabemos que o mercado de fibra óptica possui alta concorrência e grandes empresas estabelecidas, mas as empresas de pequeno e médio porte também têm o seu espaço e oportunidade de crescimento. Especialmente, se tiver um software que mostra as áreas de maior interesse de atuação e com maior potencial de demanda para planejar expansão.
Bônus: invista em um software de gestão de provedores de internet
Toda empresa que busca excelência e quer ser a melhor ou prestar um serviço de qualidade para seus clientes, empenha cada vez mais em aperfeiçoar os resultados, busca o que há de melhor no mercado e mais tecnológico.
Assim, ela pode ganhar tempo, produtividade, evitar prejuízos e aumentar sua lucratividade com um investimento que vai valer a pena e traz muito mais retorno. Pensando nessa gestão inteligente, indicamos a você o software Geosite Telecom, que é especializado na gestão de provedores de internet.
Ele auxilia você a cumprir estas dicas e ainda possui diversas outras funcionalidades e benefícios vitais para sua gestão e sua equipe. Confira abaixo.
- Facilita a documentação de rede;
- Centraliza as informações de modo seguro com acessos personalizados e autorizados;
- Oferece gestão de ativos e passivos;
- Monitoramento da infraestrutura;
- Análises e indicadores de desempenho;
- Análise OTDR;
- Facilita a expansão da rede com estudo de viabilidade, demanda prévia e saturação.
Deseja ter essas vantagens e funcionalidades para auxiliar a sua gestão? Faça um teste grátis do Geosite Telecom o e saiba como podemos aprimorar a gestão do seu provedor de internet.
Você chegou ao fim do conteúdo e agora já sabe dicas valiosas para aprimorar a gestão do seu provedor de internet, além de conhecer o Geosite Telecom que pode seu aliado nessa missão. Acesse o nosso blog e confira outros conteúdos interessantes e informativos da Digicade.