É hora de investir em uma solução de documentação e gestão de rede

Quando adotar uma solução de documentação e gestão de rede mais funcional que se beneficie de toda tecnologia hoje disponível?

Compartilhe esse Post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Entre tantos aspectos levantados no momento em que se discute qual seria a hora mais apropriada para um provedor de internet adotar uma solução de documentação e gestão de rede mais funcional, que se beneficie de toda tecnologia hoje disponível, um talvez não tem sido merecedor de uma valorização adequada.

Com os controles usuais não se tem como mostrar de maneira clara e objetiva o seu principal ativo. A rede de fibra óptica.

Tendo em mente a necessidade de investimentos que representa implantar uma rede e ativar seus clientes imaginemos o diretor de um ISP recebendo um provável financiador em suas instalações.

  • Numa primeira situação, o diretor faz uma apresentação mostrando sua rede traçada em telas de Google Earth e o controle de fusões em planilhas Excel.
  • Num segundo cenário, o diretor, com seu laptop conectado à internet, apresenta em uma grande TV, toda sua rede sobre um mapa Google.
    Com alguns cliques mostra as possibilidades de ver as cidades atendidas, os mapas de calor onde são feitas as análises de atendimento, de prospecção e de vendas.

Em poucos anos a grande maioria dos provedores vai se deparar com esta situação.
A hora de começar a se preparar para este momento é agora.

A expansão dos provedores no Brasil

Gestão de Rede

Os fatores que contribuíram para o crescimento da banda larga fixa e, consequentemente, para a expansão dos provedores são muitos: tecnologias avançadas e — o mais importante — acessíveis, cenário econômico favorável, criação de diretrizes, normas e demais regularizações para garantir os direitos e os deveres de ambos os lados — provedores e usuários, maior experiência do próprio mercado nacional, aumento de profissionais qualificados, entre outros.

São todos esses dados que, combinados, geram uma consequência que interessa a todos: o crescimento da conectividade no país e a criação de tecnologias nacionais.

Como a banda larga fixa e o acesso à internet tem contribuído para países em desenvolvimento?

Pode parecer fácil responder, afinal, há benefícios evidentes: troca de informações, capacitações, inovações, entre outros. Trouxemos cases de como colocar tudo isso em prática. Confira.

O Brasil é o 6º país com maior número de acessos à banda larga fixa no mundo. O crescimento anual médio de acessos de banda larga fixa no Brasil é de 12,8%, quase o mesmo ritmo do resto do mundo, com 13%.

De acordo com a Anatel, em 2019, o conjunto das PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte) teve o maior crescimento da banda larga fixa em 12 meses: mais 1,55 milhão de domicílios. Os provedores regionais e os chamados “pequenos provedores” ou ISPs vêm impulsionando o crescimento da banda larga fixa no país.

Outro dado significativo é o desempenho por estados ou regiões. Para analisar melhor cada região e entender o panorama geral, separamos conteúdos segmentados.

Gestão de Rede é com o Geosite Telecom


No vídeo abaixo você pode ter uma visão geral de nossa ferramenta de documentação e gestão de rede de fibra óptica.

Artigos Relacionados